top of page
praca-da-biblia_edited_edited_edited.jpg

O nome Sooretama vem do idioma indígena tupi-guarani e significa refúgio dos animais silvestres. O munícipio faz divisa com Linhares ao Sul e a Leste, com Jaguaré ao Norte e com Rio Bananal e Vila Valério a Oeste.


Sooretama destaca-se internacionalmente por concentrar em seu território a Reserva Biológica de Sooretama (reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica) e, nacionalmente, por abrigar parte da Lagoa Juparanã, cuja nascente está localizada no Patrimônio Comendador Rafael.

 

A Lagoa Juparanã, após pesquisa solicitada pelo município de Linhares, foi considerada a maior lagoa em volume de água doce do País e a segunda em extensão, perdendo somente para a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.
 

 
As principais atividades econômicas são a cafeicultura , a fruticultura e a pecuária. Existem em Sooretama 18.973 cabeças de gado bovino e aproximadamente mil propriedades rurais. Na atividade pesqueira, podem ser encontradas as seguintes espécies: tucunaré, traíra, piranha, cascudo, viola, piaba, curvina, acará, morobá e camarão.
 
A cultura predominante é o café conilon, seguida da seringueira com a extração de látex para o preparo da borracha natural que é comercializada para empresas nacionais. Em Sooretama encontra-se a segunda maior usina de beneficamente de borracha bruta da América Latina. Há também grande produção de laranja, maracujá, limão, mamão, pimenta do reino e coco.

No setor industrial, apresenta-se com indústrias de couro, borracha natural, móveis, vassouras, caixas e eletrodomésticos.

Fundação: 31 de março de 1994Gentílico: SooretamensePopulação estimada (2020): 30.680 habitantesDensidade Demográfica: 40,66 hab./km²Área Territorial: 587.036 km²PIB per capita: R$ 18.958,13

bottom of page