top of page

Cariacica é um município do estado do Espírito Santo, situado na Região Metropolitana de Vitória. Sua localização privilegiada transforma Cariacica em grande elo entre o litoral e a região serrana do estado.

 

Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão "Cari-jaci-caá", utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é "chegada do homem branco".

 

Em 1829, chegaram os primeiros colonos alemães e pomeranos. Em 1837 tropeiros que vinham da região de Santa Tereza e Santa Leopoldina trazendo parte de suas produções em lombos de cavalos para serem escoadas no porto de Cariacica, faziam parada em um planalto que posteriormente foi elevado à condição de Freguesia de São João Batista.

 

Em 1890, Cariacica se separou de Vitória, tornando-se município independente. Na década de 1960, o município tornou-se um importante polo industrial, processo que foi interrompido em parte com a criação do porto de Tubarão, em Vitória, em 1967.

 

O município de Cariacica foi criado pelo decreto 57, de 25 de novembro de 1890 e instalado em 30 de dezembro do mesmo ano. Possui uma área de 279,98 km², limitando-se ao norte com Santa Leopoldina, ao sul com Viana, a leste com Vila Velha, Serra e Vitória e a oeste com Domingos Martins, com uma população em torno de 370 mil habitantes.

 

A economia da cidade é voltada para o setor terciário, comércio exterior e indústrias. O bairro de Campo Grande é o que concentra o maior contingente de lojas comerciais, sendo considerado o maior shopping a céu aberto do Estado do Espírito Santo. É possível entrar em mais de 300 lojas em apenas uma rua.

 

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água, que acontece em abril, é uma manifestação da cultura afro-brasileira, com grande influência indígena e que resiste ao tempo um antigo gesto em homenagem à padroeira do Espírito Santo e tem como objetivo promover a integração entre as bandas de congo do município e bandas convidadas, além de ser uma forma de proporcionar lazer às comunidades locais e visitantes. 

bottom of page